Ir para conteúdo
Notícias
Notícias
FOI PUBLICADO O 6º VOLUME DAS ACTAS DAS JORNADAS INTERNACIONAIS DA IDADE MÉDIA. CASTELO DE VIDE

FOI PUBLICADO O 6º VOLUME DAS ACTAS DAS JORNADAS INTERNACIONAIS DA IDADE MÉDIA. CASTELO DE VIDE

Com a presente publicação elevam-se para seis os volumes produzidos como resultado das Jornadas Internacionais da Idade Média que, desde 2016, ininterruptamente, acontecem na histórica vila de Castelo de Vide, no âmbito da parceria firmada entre esta Autarquia e o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
 
Importa destacar o sucesso desta parceria Município-Universidade, na medida em que estes sete anos retratam um muito sério e responsável compromisso de cooperação institucional, produzindo um substantivo legado não só materializado no documento escrito através da publicação das atas, mas também na divulgação aberta ao mundo pela versão digital disponibilizada on-line e agora acessível a todos os públicos.
 
Por tudo isto, reitero, uma vez mais, o profundo sentimento de orgulho para o Município de Castelo de Vide por ter o privilégio de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento da História Medieval, na medida em que sempre advogámos que o investimento na Cultura, no Património, na História e no Saber é essencial para a promoção do território e das suas gentes.
 
É precisamente com esta aposta no conhecimento que se podem construir, também a nível local, os alicerces de novos produtos e serviços e trilhar caminhos mais iluminados.
 
As referências do passado terão sempre um inusitado e insubstituível valor na afirmação de uma cultura, de um povo, de um território, pelo que, no momento presente onde as sociedades habitando o hoje e o global mergulham frequentemente no irrisório e superficial, impõe-se cuidar da nossa génese, da nossa herança, de modo a continuarem a ser referências para as gerações vindouras.
 
Com enorme agrado e profunda gratidão expresso o meu sincero agradecimento à equipa do Instituto de Estudos Medievais e a todos os colaboradores envolvidos neste processo por Castelo de Vide subsidiar, ainda que modestamente, um melhor conhecimento da História Medieval.
Publicado em 17-11-2022 |Municipais
Avisos à população
Avisos à população