Ir para conteúdo
Notícias

Notícias

Sem Resultados a Apresentar
AÇÕES DE LIMPEZA/RECICLAGEM E A SUA IMPORTÂNCIA

AÇÕES DE LIMPEZA/RECICLAGEM E A SUA IMPORTÂNCIA

No âmbito da Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM) em parceria com o Município de Castelo de Vide, inserido no programa “ férias desportivas verão 2021”, foram realizadas nos passados dias 23 e 25 de agosto ações de limpeza/reciclagem e a sua importância, designadamente na Serra de São Paulo e na Barragem de Póvoa e Meadas.

 

As questões ambientais e os problemas a elas associados estão na ordem do dia e são uma realidade com que nos deparamos nas ações mais básicas do nosso quotidiano nas quais os gestos do dia-a-dia fazem toda a diferença.

 

Face a esta realidade e às alterações que o planeta tem vindo a sofrer, é urgente e necessária a mudança de atitude e de comportamento por parte da nossa sociedade. É imperativo colocar em prática a tese do “pensar global agir local”, que se traduz no facto de cada cidadão se assumir como peça importante na mudança que se quer ver no mundo, pois os pequenos gestos quando replicados fazem a diferença.

 

É com base nesta convicção que a Comissão de Cogestão e os Municípios inseridos no PNSSM, pretendem desenvolver e dinamizar projetos e iniciativas de sensibilização que procuram contribuir para a informação e formação de cidadãos ambientalmente mais conscientes e que participem ativamente na preservação do meio ambiente.

 

A realização destas atividades com as camadas mais jovens deve-se ao facto de se considerar que são ótimos veículos de transmissão de conhecimento.

 

Publicado em 30/08/2021 |Parque Natural da Serra de São Mamede
COMISSÃO DE COGESTÃO DO PARQUE NATURAL DA SERRA DE SÃO MAMEDE APROVA PLANO DE ATIVIDADES

COMISSÃO DE COGESTÃO DO PARQUE NATURAL DA SERRA DE SÃO MAMEDE APROVA PLANO DE ATIVIDADES

No passado dia 7 de abril realizou-se a quarta reunião da Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra São Mamede (primeira reunião presencial após o início do Plano de Descofinamento), a qual teve a seguinte ordem de trabalhos:
 
Ponto I. Visita à unidade de criação e cativeiro de coelho bravo da Câmara Municipal de Castelo de Vide no âmbito do “projeto LINX2020 – Realização de ações preparatórias da reintrodução do Lince Ibérico do SIC São Mamede”;
 
Ponto II. Aprovação da ata anterior;
 
Ponto III. Apresentação de um Projeto Inovador para o PNSSM “a Música, as Artes e a Ciência como estímulos ao desenvolvimento sustentado, a Cultura na base da Conservação da Natureza e Prevenção do Incêndios Rurais” por João Filipe Bugalho;
 
Ponto IV. Apresentação do “Plano de Segurança contra Incêndios Rurais em Percursos Pedestres e Cicláveis”;
 
Ponto V. Plano de Atividades da Comissão de Cogestão do PNSSM referente ao ano 2021;
 
Ponto VI. Outros assuntos.
 
Sublinha-se que nesta sessão foi aprovado o Plano de Atividades para ano 2021, o qual comtempla uma ambiciosa ação estruturada em 3 eixos estratégicos:
 
  • Eixo A – Comunicação e promoção de identidade.
  • Eixo B – Desenvolvimento sustentável e valorização do território.
  • Eixo C – Sensibilização, capacitação e envolvimento dos atores chave.
Por outro lado, destaca-se a participação do engenheiro silvicultor João Filipe Bugalho, que apresentou um documento de reflexão “ Um Modelo Inovador e Criativo para o Parque Natural da Serra de São Mamede – a Música, as Artes e a Ciência como estímulos ao desenvolvimento sustentado, a Cultura na base da Conservação da Natureza e Prevenção do Incêndios Rurais”, documento este que foi acompanhado pela apresentação do autor da sua visão holística de gestão da Área Protegida de São Mamede, no sentido de se alcançar o equilíbrio entre os valores e recursos naturais e a vivência do Homem neste território.
 
Todos os interessados em obter mais informações, deverão aceder ao Site do Município de Castelo de Vide https://www.cm-castelo-vide.pt/.../comissao-de-cogestao...
Publicado em 09/04/2021 |Parque Natural da Serra de São Mamede
COMISSÃO DE COGESTÃO DO PARQUE NATURAL DA SERRA DE SÃO MAMEDE RECONHECE O INTERESSE ESTRATÉGICO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE MARVÃO

COMISSÃO DE COGESTÃO DO PARQUE NATURAL DA SERRA DE SÃO MAMEDE RECONHECE O INTERESSE ESTRATÉGICO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE MARVÃO

Na reunião de março corrente, a Comissão de Cogestão do nosso Parque Natural ouviu o Presidente da Câmara Municipal de Marvão, Luís Vitorino, bem como responsáveis da organização do Festival Internacional de Música de Marvão e da Academia de Música, designadamente o prof. Manuel Assunção e Daniel Boto que argumentaram sobre os benefícios deste Festival Internacional estar associado à nossa Área Protegida.
 
 
O Festival será mais sustentável e terá maior alcance contando com o maior apoio do Parque Natural e das Autarquias onde está inserido!
 
 
Foi sob esta premissa que a Comissão de Cogestão ficou sensibilizada para o desafio de encarar o Festival e a Academia como processos de desenvolvimento cultural, social e económico.
 
 
Unir as Artes, as Ciências e o Parque Natural de São Mamede numa perspectiva de interdisciplinaridade é o caminho a seguir para garantir alicerces mais sólidos às dinâmicas e aos projetos que este movimento de cidadania tem meritoriamente criado.
 
 
Assim, associar o Festival de Música de Marvão e aquela Academia ao Parque Natural da Serra de São Mamede será um objetivo comum cujo compromisso ficou assumido nesta Comissão.
 
 
Muito brevemente, esperamos já poder ver sinais que se traduzam em realizações fruto da melhor cooperação institucional.
Publicado em 18/03/2021 |Parque Natural da Serra de São Mamede
COMISSÃO DE COGESTÃO DO PARQUE NATURAL DA SERRA DE SÃO MAMEDE ADERE AO PROJETO CULTURAL “ENTRE”, APROVOU O REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO E CONHECEU TÉCNICA QUE INICIOU FUNÇÕES

COMISSÃO DE COGESTÃO DO PARQUE NATURAL DA SERRA DE SÃO MAMEDE ADERE AO PROJETO CULTURAL “ENTRE”, APROVOU O REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO E CONHECEU TÉCNICA QUE INICIOU FUNÇÕES

Comissão de Cogestão do PNSSM reuniu esta sexta-feira numa longa sessão onde foram debatidos assuntos importantes para o funcionamento desta Comissão.

 

  1. Foi aprovado o Regulamento da Comissão de Cogestão que doravante passará a reger o funcionamento da Comissão segundo as diretrizes agora aprovadas.
  2. Foram aprovados os conteúdos para a realização da execução de uma brochura com vista à divulgação digital e material da missão e competências desta nova Comissão da Cogestão do PNSSM.
  3. Foi apresentado pela empresa Cabeçudos e Associação Pé de Pano um projeto cultural candidatado ao programa EEA Grant's, no valor de 466.666,71 euros.

 

Este projeto visa a valorização do território do PNSSM através de atividades que promovam a programação artística interdisciplinar e o trabalho cultural em rede, prevendo a realização de vários espetáculos nos  quatro concelhos do Parque Natural, numa estreita articulação com a população residente.

 

  1. Foram analisadas as propostas para o Plano de Atividades e Orçamento 2021.
  2. Foi apresentada a técnica Sónia Ribeiro que, doravante, passará a assegurar o regular funcionamento administrativo e a articulação entre os representantes institucionais que integram a Comissão.

 

Com este recurso a Comissão reúne agora todas as condições para dar início a um caminho que se quer produtivo e intenso em prol do Parque Natural da Serra de São Mamede.

  

Publicado em 15/02/2021 |Parque Natural da Serra de São Mamede
PARQUE NATURAL DA SERRA DE SÃO MAMEDE É A PRIMEIRA ÁREA PROTEGIDA A TER UMA COMISSÃO DE COGESTÃO CONSTITUÍDA

PARQUE NATURAL DA SERRA DE SÃO MAMEDE É A PRIMEIRA ÁREA PROTEGIDA A TER UMA COMISSÃO DE COGESTÃO CONSTITUÍDA

Com a publicação do despacho n.º 12612/2020, divulgado em Diário da República no passado dia 28 de dezembro, a Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM) assume assim a legitimidade da sua composição e do seu funcionamento pleno.

 

Assim, teve no passado dia 6 de janeiro, a primeira reunião da Comissão de Cogestão do PNSSM, ao qual teve na sua ordem de trabalhos a apresentação dos membros da Comissão, a análise da proposta de regulamento de funcionamento da mesma, a designação da estrutura de apoio e o plano de gestão e plano anual de atividades.

 

É, portanto, com enorme expetativa que esta equipa assume a responsabilidade de iniciar um novo ciclo para o PNSSM.

 

Garantindo-se sempre, a salvaguarda e a defesa dos valores ambientais e naturais, da paisagem, esta Comissão pretende implementar uma nova dinâmica, mais comunicação e mais promoção e mais sensibilização por forma afirmar-se o PNSSM num ativo que na prática contribua para a valorização do território promovendo emprego e mais economia.

 

É desígnio desta Comissão contribuir para um Parque mais inclusivo e de maior proximidade, por forma a que as populações dos concelhos que o integram se sintam identificadas.

 

A Comissão é composta pelos seguintes membros:

 

-O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, que preside à comissão de cogestão;

-O Diretor Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo;

-Representante do Instituto Politécnico de Portalegre;

-Representante da Associação Quercus;

-Representante da Associação de Lugares da Serra Alentejana;

-Representante da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre;

-Representante do Turismo do Alentejo.

 

A missão principal desta Comissão visa sobretudo criar uma dinâmica partilhada da área protegida, estabelecendo procedimentos e estratégias concertadas através de maior articulação e eficiência das interações entre o ICNF, os Municípios e as demais Entidades Públicas envolvidas.

Publicado em 11/01/2021 |Parque Natural da Serra de São Mamede
Anterior
1
...
Seguinte