Ir para conteúdo
Notícias

Notícias

Sem Resultados a Apresentar
SAUDAR O DIA MUNDIAL DO AMBIENTE COM O ANÚNCIO DA EDIÇÃO DO GUIA DAS AVES DA ALBUFEIRA DE PÓVOA E MEADAS

SAUDAR O DIA MUNDIAL DO AMBIENTE COM O ANÚNCIO DA EDIÇÃO DO GUIA DAS AVES DA ALBUFEIRA DE PÓVOA E MEADAS

Enquanto processo de sensibilização, é importante celebrar (ou simplesmente lembrar) as datas comemorativas internacionalmente que os países e as organizações mundiais determinam para sublinhar as grandes causas da Humanidade e do Planeta.
 
Mas, enquanto processo de transformação positiva, será sempre fundamental que as entidades, as empresas e os indivíduos implementem políticas, medidas e práticas que contribuam objetivamente para a resolução de problemas comuns que afetem a Sociedade e o Ambiente.
 
Depois de muitas décadas em que se alvitraram possibilidades de potenciar a riqueza ornitológica do nosso território, eis que, finalmente, irá ser publicado o Guia das Aves da Albufeira de Póvoa e Meadas, cujo lançamento está previsto ter lugar no próximo dia 2 de julho, com a abertura do Festival da Água e do Tempo.
 
Este Guia será indispensável para identificação das dezenas de espécies ornitológicas que, ao longo do ano, podem ser avistadas no espaço envolvente à Barragem de Póvoa e Meadas; e goza do privilégio de ter sido concebido por dois reputados especialistas na matéria: Gonçalo Elias no inventário e narrativa e Dinis Cortez na fotografia.
 
Assim, neste Dia Mundial do Ambiente, dedicado à sustentabilidade em que se apela à redução da poluição plástica, sinto um gosto redobrado pelo Município de Castelo de Vide poder lançar esta extraordinária publicação, a qual para além de ser uma ferramenta indispensável para os apaixonados pelas aves, irá certamente contribuir para a sensibilização do quanto é imperioso reduzir a pegada humana na Albufeira de Póvoa e Meadas por forma a preservar todas as espécies existentes.
 
Este livro, graficamente concebido por António Manso, e verdadeiramente enriquecido pela qualidade fotográfica de Dinis Cortez e pelo conhecimento profundo de Gonçalo Elias sobre as espécies ornitológicas existentes, será certamente um excelente contributo para a valorização ambiental do Concelho.
Publicado em 07/06/2023 |Ambiente
MUNICÍPIO DE CASTELO DE VIDE ASSOCIA-SE À HORA DO PLANETA 2023

MUNICÍPIO DE CASTELO DE VIDE ASSOCIA-SE À HORA DO PLANETA 2023

O Município de Castelo de Vide associou-se uma vez mais a esta iniciativa da WWF (World Wildlife Fund) tendo tomado a opção de desligar por 60 minutos, hoje, dia 25 de março, durante a Hora do Planeta, entre as 20h30 e as 21h30, a iluminação do Edifício dos Paços do Concelho, do Castelo, a Igreja da Sra. da Penha e a iluminação da Praça D. Pedro V.
 
A Hora do Planeta é um movimento global que une milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso com o planeta.
 
Para que a Hora do Planeta tenha um verdadeiro impacto, a Câmara Municipal de Castelo de Vide convida todos os munícipes a aderirem à iniciativa, desligando as luzes, este sábado, dia 25 de março, entre as 20h30 e as 21h30.
 
Este ano a Hora do Planeta tem como tema a Alimentação. Estima-se que só na União Europeia cerca de 88 milhões de toneladas de alimentos sejam desperdiçados anualmente, ascendendo a um gasto de 143 mil milhões de euros. Deste montante, mais de metade (53%) é desperdício doméstico, ou seja, ocorre na cozinha das famílias.
 
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, definiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo que o ODS 12 visa assegurar padrões sustentáveis de consumo e produção, até 2030.
 
Ligue-se à #HoraDoPlaneta!
 
Mais informações:
 
https://horadoplaneta.pt/
 
 

Publicado em 24/03/2023 |Ambiente
Anterior
12
...
4
Seguinte