Ir para conteúdo
Notícias

Notícias

Sem Resultados a Apresentar
IGREJA N.ª SR.ª DOS REMÉDIOS JÁ ESTÁ NOVAMENTE EM OBRAS E BREVEMENTE ABRIRÁ PORTAS

IGREJA N.ª SR.ª DOS REMÉDIOS JÁ ESTÁ NOVAMENTE EM OBRAS E BREVEMENTE ABRIRÁ PORTAS

Visitámos os trabalhos de recuperação que já estão a ser feitos no interior da Igreja localizada junto ao cemitério municipal e que decorrem a bom ritmo a cargo do empreiteiro local José Manuel Matela.

 

Esta obra, depois da profunda intervenção que tirou o templo do estado de ruína em que permaneceu durante várias décadas, irá certamente permitir concluir o projeto, pelo que, a muito breve trecho, será efetuada a sua reabertura ao público.

 

O imóvel ficará dotado de instalações sanitárias de apoio ao serviço do cemitério, bem como de condições condignas e de segurança devidamente apropriadas às restrições que a lei passou a determinar para a realização de cerimónias fúnebres neste período pós Covid-19.

 

A Câmara Municipal deliberou atribuir um subsídio à Igreja no valor de 11 300 euros para esta obra se realizar, mas, paralelamente, terá que ser adjudicada para o exterior, no espaço do domínio público que circunda o edifício religioso, uma outra intervenção com vista à implementação de valas de drenagem de modo a solucionar as muitas infiltrações causadas pelas diferenças de cota em relação ao interior e que afetam toda a estrutura.

 

Sublinha-se o papel de proatividade que a Fundação N.ª Sr.ª da Esperança evidenciou desde a primeira fase dos trabalhos, crucial para que Castelo de Vide veja assim mais um imóvel artístico recuperado e colocado ao serviço da população.

Publicado em 27/05/2020 |Municipais
MINISTRO DO AMBIENTE E SECRETÁRIO DE ESTADO DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA REÚNEM COM OS PRESIDENTES DAS CÂMARAS MUNICIPAIS DO PARQUE NATURAL DA SERRA DE SÃO MAMEDE

MINISTRO DO AMBIENTE E SECRETÁRIO DE ESTADO DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA REÚNEM COM OS PRESIDENTES DAS CÂMARAS MUNICIPAIS DO PARQUE NATURAL DA SERRA DE SÃO MAMEDE

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, acompanhado pelo Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território e, ainda, pelo Presidente do ICNF, reuniu com os presidentes das quatro câmaras municipais que integram o Parque Natural da Serra de São Mamede, respetivamente Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre.

 

Na ordem de trabalhos foram discutidos temas sensíveis e transversais ao território do Parque Natural, sendo sublinhado pelo Ministro do Ambiente a vontade política de estabelecer um novo diálogo e consolidar parcerias com as Autarquias através do novo modelo de Cogestão das Áreas Protegidas, introduzido por decreto-lei específico em agosto do ano transato (116/2019, de 21 de agosto).

 

O município de Castelo de Vide foi recentemente eleito para a Presidência da Comissão desta Cogestão e estará muito atento à prossecução dos objetivos comuns expressos no compromisso destes membros do Governo.

 

Assim, num momento em que o Governo assume este discurso de que a Paisagem, a Biodiversidade, a Natureza, o Ambiente são valores a preservar, mas igualmente a promover no sentido de se constituírem em ativos e benefícios para a população local, poderão existir mais e melhores condições para um novo caminho que contrarie o tradicional conservadorismo do ICNF.

 

Pior do que tem sido o funcionamento do Parque Natural é difícil. Vamos, pois, acreditar que seja possível imprimir uma dinâmica de gestão de proximidade, participativa, colaborativa e articulada em prol deste modelo, o qual, no papel e no discurso promete agora construir processos dinâmicos e de proatividade efetivos e regulares entre o Parque Natural, Municípios e demais agentes do território.

 

Iremos ver na prática como será...

Publicado em 25/05/2020 |Ambiente
OPERAÇÃO 10.2.1.4 - CADEIAS CURTAS E MERCADOS LOCAIS

OPERAÇÃO 10.2.1.4 - CADEIAS CURTAS E MERCADOS LOCAIS

Beneficiários:
→ Produtores Agrícolas.

 

🔸 São Elegíveis:
1 - Custos de deslocações aos mercados ou entregas em pontos específicos (locais comerciais como pequenas lojas e minimercados locais);
2 - Investimento em armazenamento dos produtos;
3 - Aquisição de viaturas e pequenas estruturas amovíveis para apoio a venda em mercados ou feiras;
4 - Todos os equipamentos que possam ser essenciais à preparação e acondicionamento dos mesmos (balanças, embaladoras, calibradores ou outros desde que se limitem a este comércio direto).

 

🔸 Podem ainda Candidatar-se:
→ Há criação de plataformas eletrónicas (tendo em vista a divulgação dos produtos ou comércio on-line, bem como a execução de material promocional panfletos; brochuras; flyers);
→ Aquisição de caixas, cabazes ou outros recipientes para entrega dos seus produtos, que permitam divulgar, valorizar e escoar a sua produção.

 

🔸Prazo de Candidaturas:
Até 29 de maio de 2020.

 

🔸 Forma, Nível e Limites de Apoio:
→ Subsídio não reembolsável ate ao limite máximo de 50.000€.
→ Nível de apoio com base no custo total elegível é de 50% do investimento material elegível e de 80% do investimento imaterial elegível.
→ Montante máximo de apoio relativo as deslocações por titular não pode exceder 7.488,00 € correspondente a um apoio de 48 euros por deslocação, corresponde a 156 deslocações.

 

Mais informações:
Portaria 152/2016 (Capítulo V – artigos 27º a 34º) - Anexo IX (despesas elegíveis e não elegíveis «Cadeias curtas e mercados locais»)
Portaria 86/2020


Gabinete de Crise da Câmara Municipal de Castelo de Vide

Publicado em 22/05/2020 |Programas | Candidaturas
Anterior
12
...
4
Seguinte