Ir para conteúdo
PATRIMÓNIO JUDAICO DE CASTELO DE VIDE E ROTA DAS JUDIARIAS DE PORTUGAL SÃO TEMAS PARA DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO JÁ EM PRODUÇÃO NO PAÍS
Publicado em 24-01-2023 |Municipais
A brasileira Tatiana Barthem, diretora de fotografia, fotógrafa e realizadora, encontra-se em território luso a filmar algumas das cidades e vilas da Rede de Judiarias de Portugal com vista à produção dum documentário que retrate a herança cultural e social legada pelos judeus Sefarditas nosso país.
 
Os municípios visados e a própria Associação Rede de Judiarias no final deste projeto cinematográfico irão receber cópias com direitos de autor para livre utilização das imagens. Porém, assume particular interesse a participação em festivais e noutros meios de comunicação a divulgação vertente, na medida em que a procura de Portugal pelos brasileiros por motivos turístico e razões de cultura assume um interesse fortemente crescente.
 
Numa altura em que a crescente investigação das árvores genealógicas reafirma, cada vez mais de modo consistente, que a diáspora levou à emigração de antigos judeus Sefarditas e cristãos-novos para os quatro cantos do mundo, mas onde o Brasil foi um destino privilegiado, torna-se fundamental dar a conhecer à sociedade brasileira uma parte das suas origens.
 
Semear cultura e conhecimento sobre a nossa história comum para além do atlântico é preciso que aconteça para que as pontes se ergam e os descendentes dos que partiram no passado possam vir a conhecer no futuro uma parte da construção enquanto povo multicultural.
 
Votos de bom trabalho para a Tathiana. Ficaremos assim a aguardar com entusiasmo o documentário “A Porta”.