SESSÃO “INOVAÇÃO SOCIAL NO ALENTEJO”
Publicado em 23-09-2022 |Municipais
SESSÃO “INOVAÇÃO SOCIAL NO ALENTEJO”

No passado dia 14 de setembro, o GADE, Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico, participou na Sessão “Inovação Social no Alentejo”, que decorreu no Auditório da CCDR Alentejo, em Évora.

Esta iniciativa contou com a presença de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, e Ceia da Silva, Presidente da CCDR-Alentejo.

A sessão contou com apresentações de casos práticos de sucesso que decorrem na região do Alentejo, em que foi lançando o desafio aos Municípios para a execução de novas iniciativas de cariz de empreendedorismo social, inclusive a incubação social.

Foi comunicado que no próximo quadro comunitário, no âmbito do quadro comunitário regional, a CCDR-Alentejo terá uma linha de financiamento destinada a este tema, ou seja, a verba disponibilizada será alocada à região do Alentejo, contrariamente ao que era sucedido, onde as candidaturas eram analisadas num âmbito nacional.

Este tema torna-se tão ou mais pertinente devido à estrutura social da região do Alentejo, no combate à diminuição demográfica de décadas e ao cenário de uma população cada vez mais envelhecida.