COMISSÃO DE COGESTÃO DO PARQUE NATURAL DA SERRA DE SÃO MAMEDE APROVA PLANO DE ATIVIDADES
Publicado em 09-04-2021 |Parque Natural da Serra de São Mamede
No passado dia 7 de abril realizou-se a quarta reunião da Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra São Mamede (primeira reunião presencial após o início do Plano de Descofinamento), a qual teve a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto I. Visita à unidade de criação e cativeiro de coelho bravo da Câmara Municipal de Castelo de Vide no âmbito do “projeto LINX2020 – Realização de ações preparatórias da reintrodução do Lince Ibérico do SIC São Mamede”;

Ponto II. Aprovação da ata anterior;

Ponto III. Apresentação de um Projeto Inovador para o PNSSM “a Música, as Artes e a Ciência como estímulos ao desenvolvimento sustentado, a Cultura na base da Conservação da Natureza e Prevenção do Incêndios Rurais” por João Filipe Bugalho;

Ponto IV. Apresentação do “Plano de Segurança contra Incêndios Rurais em Percursos Pedestres e Cicláveis”;

Ponto V. Plano de Atividades da Comissão de Cogestão do PNSSM referente ao ano 2021;

Ponto VI. Outros assuntos.

Sublinha-se que nesta sessão foi aprovado o Plano de Atividades para ano 2021, o qual comtempla uma ambiciosa ação estruturada em 3 eixos estratégicos:

• Eixo A – Comunicação e promoção de identidade.
  • Eixo B – Desenvolvimento sustentável e valorização do território.
  • Eixo C – Sensibilização, capacitação e envolvimento dos atores chave.
Por outro lado, destaca-se a participação do engenheiro silvicultor João Filipe Bugalho, que apresentou um documento de reflexão “ Um Modelo Inovador e Criativo para o Parque Natural da Serra de São Mamede – a Música, as Artes e a Ciência como estímulos ao desenvolvimento sustentado, a Cultura na base da Conservação da Natureza e Prevenção do Incêndios Rurais”, documento este que foi acompanhado pela apresentação do autor da sua visão holística de gestão da Área Protegida de São Mamede, no sentido de se alcançar o equilíbrio entre os valores e recursos naturais e a vivência do Homem neste território.

Todos os interessados em obter mais informações, deverão aceder ao Site do Município de Castelo de Vide https://www.cm-castelo-vide.pt/.../comissao-de-cogestao...