LARGO DA FONTE DA VILA VAI SER ALVO DE VALORIZAÇÃO COM REMOÇÃO DA CABLAGEM DAS REDES AÉREAS: UMA PRIMEIRA INTERVENÇÃO ENTRE VÁRIAS JÁ PROGRAMADAS PARA O CENTRO HISTÓRICO DE CASTELO DE VIDE
Publicado em 29-03-2021 |Municipais
No Dia Nacional dos Centros Históricos que hoje, 28 de março, se recorda (dia do nascimento do seu patrono, o historiador Alexandre Herculano 1810-1877), comunicamos que, a partir do próximo dia 6 de abril, está previsto iniciarem-se os trabalhos que visam retirar a cablagem das travessias dos arruamentos e das fachadas dos imóveis que constituem o Largo da Fonte da Vila.

Este largo, verdadeiro “ex-libris” da nossa terra, é certamente um dos mais belos dos Centros Históricos portugueses.

Sabemos bem que a riqueza histórica, monumental e artística de Castelo de Vide vale sobretudo pelo seu conjunto, mas sem dúvida alguma que este conjunto encerra um valor particularmente distintivo.
Oferece a quem o visita um ambiente único de harmonia, quer pela beleza de enquadramento, quer pelo seu simbolismo.

Num momento em que vive benefícios de robustos investimentos públicos e privados com várias obras de reabilitação a serem realizadas, também vai agora ser tempo de ser valorizado com a remoção da cablagem aérea que perturba profundamente a contemplação do espaço.

Assim, neste Dia Nacional dos Centros Históricos assinalamos a efeméride com o regozijo deste primeiro passo que agora irá ser dado; e para o qual se uniram vários esforços institucionais de modo a que estes elementos dissonantes da paisagem urbana do nosso Centro Histórico possam gradualmente ser apagados.

Uma obra de pormenor que visa a qualidade visual, mas que certamente fará toda a diferença.