CASTELO DE VIDE JÁ TEM ESTUDO PARA MAIS HABITAÇÃO NO BAIRRO DO OLIVAL DA MEALHADA
Publicado em 27-07-2020 |Municipais
A Reabilitação Urbana é fundamental para Castelo de Vide, vivendo no presente uma dinâmica absolutamente extraordinária com evidentes benefícios para a construção civil e para a revitalização do Centro Histórico. Porém, o crescimento de Castelo de Vide e a fixação de novos residentes impõe naturalmente que haja outras alternativas!

Por essa razão, confiámos oportunamente ao arquiteto municipal Luís Pedro a concepção do projeto da construção de um novo bairro no olival da Mealhada, pelo que tivemos esta semana no local a analisar as propostas para o efeito.

Gozando de uma localização privilegiada, este terreno poderá proporcionar ampliar a resposta da habitação com a construção de 14 fogos, entre a estrada da Mealhada e a estrada do Bairro de Santo António, sendo que as casas acompanham o declive do terreno em três patamares por forma a garantir-se de todas elas desfrutar da vista para a serra de São Paulo.

Com cerca de 250 m2, com garagem e quintal, todos os imóveis desenvolvem-se por dois pisos (r/c e 1° andar), numa tipologia de t3 e t4, num programa muito funcional e equilibrado.

Procurou-se encontrar uma solução harmoniosa que não densifique massivamente a urbanização no olival, mantendo-se assim a relação com elementos estruturantes da envolvente e sem rupturas.

Este novo Bairro poderá certamente contribuir para responder à carência de habitação, podendo constituir pela sua localização e qualidade um importante estímulo para a fixação de novas famílias e até de concelhos vizinhos.

Competirá agora à Câmara Municipal aprovar a proposta de loteamento e os termos da sua construção.