DIRETOR GERAL NACIONAL DA TAYAN FEZ PONTO DA SITUAÇÃO COM A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL SOBRE O PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DA CENTRAL FOTOVOLTAICA DIOGO CÃO
Publicado em 29-06-2020 |Municipais

Recebemos em Castelo de Vide o Diretor Nacional em Portugal da Tayan Energy Investments, Eng.º Vasco Casanova, o qual apresentou esta empresa multinacional e com quem analisámos o processo de licenciamento em curso com vista à construção da Central Fotovoltaica Diogo Cão, em terrenos da freguesia de São João Batista, conforme notícia aqui avançada no dia 1 de maio.

Para além da análise às questões específicas do Ordenamento do Território estiveram também em cima da mesa as contrapartidas deste investimento que ultrapassa os 130 milhões de euros e que irá deter uma importância estratégica de relevo na produção de energia limpa para o país, indo assim ao encontro dos compromissos definidos pelo Governo, designadamente de no ano 2030 ser possível 80% da eletricidade produzida ter como origem fontes renováveis e 100% em 2050.

Recorda-se que o projeto da construção da Central Fotovoltaica Diogo Cão prevê a produção de 600 GWh/ANO, com potência injetada na rede em 250 MVA e uma capacidade de armazenamento de 23 708 kWh.

Dada a sua dimensão e extensão, irá gerar vários postos de trabalho permanentes, para além dos duzentos na fase da construção.

A discussão política deste assunto terá lugar muito brevemente quando o dossiê estiver em condições de tal acontecer, bem como a correspondente apresentação pública.