Ir para conteúdo
JÁ INICIARAM OS TRABALHOS DE ELIMINAÇÃO DAS ACÁCIAS NA BARRAGEM DE PÓVOA E MEADAS COM VISTA À SUA VALORIZAÇÃO AMBIENTAL
Publicado em 29-05-2020 |Ambiente

Todos sabemos dos malefícios ambientais que as espécies exóticas invasoras provocam nos habitats e nas espécies autóctones.

 

Infelizmente a Serra da Penha e a Barragem de Póvoa e Meadas são desses lugares onde as acácias (Acacia spp e Ailanthus altíssima) ao longo dos anos têm proliferado prejudicando a flora local e empobrecendo a biodiversidade.

 

O projeto promovido pela CIMAA em articulação com os Municípios de Castelo de Vide, Marvão e Portalegre no valor de 424 760,00 €, prevê uma profunda intervenção em 94,50 hectares com vista à prevenção, controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras em áreas classificadas e da Rede Natura 2000.

 

Com esta intervenção, para além do corte das invasoras será necessário efetuar uma aplicação combinada de herbicida sistémico segundo as normas da DGAV, por uma empresa especializada e, posteriormente, novo corte no rebentamento e nas plantas jovens.

 

Pretende-se assim promover a regeneração das espécies autóctones e contribuir para que os nossos valores ambientais sejam privilegiados no contexto natural.

 

Entretanto, a jusante do paredão da Barragem de Póvoa e Meadas decorrem várias ações de limpeza a grande escala promovidas pela EDP/APA que naturalmente saudamos.