Area Informativa

Proposta de Fim de Semana

PROPOSTA DE FIM DE SEMANA - 11, 12 E 13 DE MAIO

Publicado em 11-05-2018

LOGO proposta de fim de semana

Um fim-de semana dedicado ao Turismo Religioso.

Para além de uma visita à Igreja de Santa Maria da Devesa e à Sinagoga Medieval, sugerimos ainda que visite a Oficina Museu Mestre Carolino.

Seminário Turismo Religioso

11 de Maio | Paços do Concelho de Castelo de Vide

Seminário-Turismo-Religioso

Oficina Museu Mestre Carolino | Um espaço - memória de um ofício secular

No início do séc. XVI instalaram-se na Rua Nova, junto à Fonte da Vila, 12 oficinas de ferreiro, onde desenvolviam a sua atividade vários artífices judeus, que haviam sido expulsos de Espanha e entretanto convertidos forçosamente ao cristianismo, passando a ser conhecidos por cristãos-novos.

Nos anos cinquenta do século XX, ainda existiam cinco oficinas a funcionar na referida rua. Entre elas, a da família Tapadejo, agora Oficina-Museu. O último artífice desta oficina foi Mestre Carolino Tapadejo, que a ocupou e lhe conferiu "alma" entre 1945 e 2001. Neste período formou quase meia centena de aprendizes., com mestria na arte de trabalhar o ferro, desde as formas arcaicas até às mais novas técnicas de moldar aquele nobre metal.

Visite o local e fique a saber um pouco mais da sua história.

Resultado de imagem para oficina museu mestre carolino

JAA - Atletismo Milha | Estádio Manuel Rodrigues | 13 de Maio | 15h00

Jogos AltoAlentejo Cartaz Atletismo Milha