Area Informativa

Site Turismo

logo-cmcv

Cuidar da Serra de São Paulo – Parque Natural da Serra de São Mamede

A Câmara Municipal de Castelo de Vide com o apoio da Associação Ambientalista Espanhola ADENEX (Associación para la Defensa de la Naturaleza e los Recursos de Extremadura), irão promover no próximo dia 10 de fevereiro a partir das 9h00, em parcelas propriedade do município, na Serra de São Paulo, uma ação, aberta à população, que visa promover a renaturalização da nossa floresta e ao mesmo tempo garantir uma gestão adequada da mesma.

Sublinha-se assim este movimento de cooperação transfronteiriça, de dimensão cívica de relevo, que junta cidadãos de ambas as nacionalidades em torno dos valores da floresta e da biodiversidade, ignorando fronteiras administrativas.

Este tipo de iniciativas surgem como um seguimento do trabalho desenvolvido desde o ano de 2006, data a partir da qual o Município, juntamente com a população, têm vindo a desenvolver, anualmente, várias ações de reflorestação nos terrenos da Serra de São Paulo, pleno coração do Parque Natural da Serra de São Mamede, fustigados pelos grandes incêndios de 2003 e visa essencialmente melhorar as condições de sobrevivência das jovens plantas.

A presente ação consistirá na plantação de uma pequena parcela, recorrendo à utilização de espécies autóctones, nomeadamente, sobreiro, medronheiro e carvalho e na limpeza de matos junto a jovens árvores anteriormente plantadas, remoção de eventuais ramos secos, decrépitos ou com crescimento inadequado e ainda na remoção de combustíveis mortos acumulados na parcela a intervir.
Apela-se à participação da população que contribua para um concelho mais verde.

Mais informações no Gabinete Técnico Florestal, contacto: João Dona (Tlm. 918537247)

Cuidar-da-Serra-de-Sao-Paulo 2

Subscrever newsletter